Since 2016 studio.Us has been taking care of Òbidos buskers festival .

A festival dedicated to Street Theatre and Busking Culture.

dossier_O.jpg

Sianletica 2 .jpg

LOCALIZAÇÃO – ÓBIDOS

Situada a 80 Km noroeste de Lisboa e a poucos quilómetros da Costa Atlântica, a histórica vila de Óbidos é um dos lugares mais belos e pitorescos da Península Ibérica.

Fundada pelos Celtas em 308 AC, Óbidos foi conquistada pelos Romanos no Séc. I e ocupada pelos Mouros no séc. VIII, os quais construíram a muralha que ainda hoje cerca a vila. Com o seu castelo, igrejas e monumentos históricos, Óbidos beneficia de um clima temperado e de uma localização privilegiada entre o mar e a montanha, que juntamente com a tradicional hospitalidade dos seus habitantes e a deliciosa cozinha e vinhos da região, fazem desta vila um ponto obrigatório e de referência do turismo em Portugal.

Óbidos tem mantido uma estratégia de desenvolvimento baseada na cultura e na forma como esta se pode apropriar do território, tendo inclusive integrado em 2015 uma rede de cidades criativas da Unesco, com a designação de cidade da literatura (Óbidos Vila Literária), ao lado de grandes centros culturais e económicos como Dublin, Barcelona ou Praga.

Para além dos festivais de literatura internacionais, Óbidos tem uma agenda cultural plena de eventos com projecção nacional e internacional tais como Óbidos Vila Natal (http://www.obidosvilanatal.pt), Festival Internacional de Chocolate (http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt), Mercado Medieval de Óbidos (http://www.mercadomedievalobidos.pt), Semana Internacional de Piano de Óbidos (http://www.pianobidos.org/pt) e o FOLIO (http://www.vilaliteraria.com),já referido anteriormente. Ainda a sua rede de monumentos, museus e galerias e o seu património natural (material e imaterial) espalhados pelo território, conferem a Óbidos uma beleza e qualidade únicas.

buskers2017_foto

I & II EDIÇÃO

A primeira edição do festival ocorreu em 2016, a segunda em Setembro 2017 e preparamos a terceira edição. Entre 2016 e 2017 contámos com 25 companhias internacionais, com mais de 30 artistas de todo o mundo, que apresentaram tendências e tradições de todo o planeta, através da música, teatro de figura e circo contemporâneo. Os espectáculos gratuitos, destinado a um público diversificado e familiar, ocorreram ao ar livre, ocupando alguns lugares célebres da vila como a Praça Santa Maria, o Miradouro do Castelo e o Miradouro do Jogo da Bola.

Dedicado aos Buskers e às artes de rua, o festival conta com dois elementos principais, que descrevem bem o conceito do evento:

– O Busker Que é o artista, aquele que se expressa através de acrobacias, música, clowning, comédia, malabarismo, dança, magia, entre muitas outras formas de manifesto artístico.

– O Público É sugerido ao público que forme um círculo de forma a poder sentir toda a energia transmitida pelo busker, nomeadamente no teatro ao ar livre. Nos lugares mais inesperados, os artistas vão receber o público, dando a conhecer outras praças e recantos da vila desconhecidos por muitos visitantes. O público irá deslocar-se de um espectáculo para o outro, com a ajuda de bandas, fanfarras musicais e pelos próprios artistas, encontrando ao longo do percurso inúmeras surpresas. O objectivo é também que o público seja participativo, uma vez que se trata de um espectáculo de rua. Neste sentido, o público será também jurado uma vez que no final do espectáculo poderá abordar o artista e dar o seu feedback ou mesmo doar um valor que considere adequado à performance que assistiu.

 

Capa-Facebook

III EDIÇÃO

A terceira edição do “Óbidos Buskers Festival” acontecerá sábado dia 8 e domingo dia 9 de Setembro de 2018. Durante dois dias, alguns dos lugares do encantado centro histórico da vila serão invadidos por uma variada e inter-disciplinar mostra de arte: teatro de rua, música, circo contemporâneo e outras formas de arte possíveis de serem realizadas ao ar livre. As apresentações das várias companhias e grupos nacionais e internacionais, em exclusivo nacional, irão decorrer várias vezes ao longo do dia durante os dois dias, num total de cerca de 20 espectáculos gratuitos.

Prerrogativas do evento são a sensibilização do publico as artes de rua como também o convite a uma re-apropriação do espaço publico através do convívio em alegria e da partilha de momentos únicos .  Nesta terceira edição será proposto um concurso de fotografia temático, dedicado aos jovens estudantes da universidade local (ESAD) e a todos os amantes de fotografia que todos os dias retratam a beleza única de Óbidos. Proporcionando assim, mais uma valia para não esquecer dos bom momentos em companhias da família e dos amigos.

 

ORGANIZAÇÃOcropped-studio-us-logo1.pngcropped-lembra-te-de-mim-misarela-2017-2-iloveimg-cropped.jpg

A direcção artística do festival esteve desde o principio a cargo da Studio.Us, um projecto de curadoria da Associação Cultural Improvise And Organize e que garantiu a realização do festival em colaboração com a empresa local Óbidos Criativa e com o apoio da CMObidos.

Studio.Us é uma plataforma artística para o desenvolvimento e divulgação das artes performativas, especialmente as artes de rua e o desenvolvimento do circo contemporâneo. Encontra-se activa na região do Oeste desde 2015, com um programa de residências artísticas e criativas internacionais. Studio.Us e ́ um projecto de curadoria da Associação Cultural Improvise And Organize. ( https://improviseandorganizeblog.wordpress.com )

Óbidos Criativa é a empresa municipal marca de excelência das actividades culturais locais, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural e artístico e implementar as mais variadas actividades turísticas e culturais ligadas ao concelho de Óbidos.

Depois do êxito da primeira edição e da confirma da segunda, temos o desejo e determinação que o evento se afirme na rota europeia de festivais de Busking. Um festival que volta a levar as artes de rua a Óbidos. Um evento que celebra, durante dois dias, as melhores produções e espectáculos nacionais e internacionais, que receberá prestigiados convidados e ao mesmo tempo promoverá jovens artistas, encontros, concertos e festas com o objectivo de dar destaque à nossa cultura e às artes de rua, tudo num dos locais mais emblemáticos e visitados do nosso país. Para o público, para a região, para os turistas.

facebook_CAPA.png

Since 2016 @

www.obidosbuskersfestival.pt
obidos criativa FINAL [Converted]q3olSsU7 copia  Studio.us-logo

 

Anuncios